25 fevereiro 2011

Morre um dos Pioneiros da Igreja Assembleia de Deus no Brasil

Morre um dos Pioneiros da Igreja Assembleia de Deus no Brasil






Morreu na manhã de hoje (24) o pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Assembleia de Deus em Curitiba desde 1962. O pastor, que completou 95 anos no dia 8 de fevereiro, estava internado no Hospital Evangélico de Curitiba desde janeiro.

Um dos Pioneiros da Igreja Assembléia de Deus no Brasil morreu nesta manhã, aos 95 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Pastor José Pimentel de Carvalho era líder da Assembléia de Deus (AD) em Curitiba (PR), tendo presidido a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), órgão máximo da denominação do país, nos anos 60, 70 e 80.
Amigos e conhecidos deixam suas mensagens e votos de pesar ao religioso pela internet.
“Ele foi um exemplo de vida dedicada a propagar os ensinamentos do Evangelho e um dos últimos remanescentes dos pastores que tiveram a oportunidade de conviver com os introdutores no Brasil da Assembleia de Deus,” disse o ex-governador do Estado do Paraná.
“Pastor Pimentel nos deixa no ano do centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Que os obreiros mais jovens olhem para a linda biografia desse pioneiro, a fim de que a nossa Igreja cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo,” disse o Pastor Ciro Sanches Zibordi.
Pimentel se tornou pastor em 1945, e depois chefiou o Departamento da Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Ele presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus em seis mandatos e a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Paraná (CIEADEP) por vários mandatos, sendo também o fundador do Instituto Bíblico das ADs no Paraná.
Pimentel é autor de dois hinos da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação “Calvário, Revelação do Amor” e “Na Jornada para o Céu.”
Ele é conhecido por trazer milhares de vidas para Jesus.


José Pimentel de Carvalho (1916-2011)

Pastor de Assembléias de Deus no Rio de Janeiro, líder da AD de Curitiba (PR) e ex-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Nasceu em 8 de fevereiro de 1916, em Santa Tereza, na cidade de Valença (RJ), filho de Luiz Antônio de Carvalho e Celíria Pimentel de Carvalho, quinto de nove irmãos. Em 1930, pastor Belarmino Pedro Ramos chegou à região onde sua família vivia e pregou o evangelho para ela. A primeira pessoa a aceitar o evangelho foi a sua mãe, e depois ele, com 14 anos de idade, seguido de suas irmãs. Em outubro daquele mesmo ano, ele foi batizado nas águas, na Fazenda Glória, pelo pastor Belarmino Pedro Ramos, juntamente com os primeiros crentes. Seu pai se converteu em 1932, ano em que o jovem José Pimentel recebeu o batismo no Espírito Santo.
Sua primeira e singular pregação foi ministrada num culto realizado na fazenda, quando 15 pessoas foram batizadas no Espírito Santo. O jovem José, de calça curta e pés descalços, começou a ler o capítulo 25 do livro de Mateus, pensando em lê-lo e dar por encerrada sua “trêmula pregação”. Leu poucos versículos e, ao olhar para a porta, viu a chegada de diversos homens armados com foices e pedaços de pau, para acabarem com o culto, mandados pelo fazendeiro. Continuou a leitura, e o Espírito Santo começou agir, batizando seis jovens que faziam um barulho daqueles como dos pentecostais antigos. Em seguida, outro jovem foi batizado, e caiu de joelhos falando em línguas estranhas, quando então pegou um banco e sacudiu-o como se quisesse quebrá-lo. Partiu em direção àqueles homens armados, de joelho pelo corredor, falando em línguas e profetizando aos valentões, os quais, um a um, se retiraram. Voltaram apenas no dia seguinte, para dizer que os cultos poderiam continuar. No mesmo culto, Deus entregou uma mensagem profética ao jovem José Pimentel: “Meu servo, continue que Eu estou contigo”, interpretada pelos presentes como incentivo para continuar a pregação.
Exerceu várias profissões antes de dedicar -se inteiramente à obra do Senhor. Casou-se, em 24 de maio de 1938, com Rosa Maria de Conceição, e teve nove filhos.
Foi consagrado pastor em 18 de maio de 1945, aos 29 anos, na Escola Bíblica de Obreiros promovida pela Assembleia de Deus de São Cristóvão (RJ), pelos pastores Samuel Nyström e Cícero Canuto de Lima. Nessa ocasião, ele trabalhava como auxiliar do irmão João Batista de Lima, no campo de Vera Cruz.
Pimentel trabalhou, em seguida, como auxiliar direto do missionário Nels Julius Nelson, antigo pastor-presidente da AD de São Cristóvão, e pastoreou as igrejas de Cordovil e Penha, então congregações da AD do Rio de Janeiro. Também pastoreou a histórica AD de Cabuçu, em Itaboraí, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Quando pastoreava a AD da Penha (RJ), a convite do pastor Agenor Alves de Oliveira, José Pimentel de Carvalho assumiu a AD de Curitiba (PR), em 6 de março de 1962. Havia oito congregações, oito propriedades e aproximadamente 1.800 membros. Em 1979, passados 17 anos, havia 217 congregações, 140 propriedades e aproximadamente 23.000 membros, e iniciara-se a construção de um dos mais belos templos das Assembleias de Deus no Brasil, com 5.710m², inaugurado em 5 de setembro de 1982. Em 2000, a igreja alcançava cerca de 70 mil membros.
A vida do pastor Pimentel sempre esteve ligada ao ensino da Palavra de Deus. Quando se converteu, aos 14 anos de idade, por ser a única pessoa na congregação que sabia ler, recebeu a responsabilidade de ensinar a Bíblia para os crentes. Em
1937, antes mesmo da organização oficial da CPAD, Pimentel já trabalhava na editora, rodando mimeógrafo. Tempos depois, já como pastor, chefiou o Departamento de Escola Dominical da CPAD, por oito anos, e foi responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças (em 1973, lançou e comentou a Minha Revistinha, para as idades de 4 e 5 anos). Nas primeiras edições da revista A Seara, lançada na década de 50, o pastor Pimentel assinou a página “Vida Infantil” como Vovô Conselheiro .
Na Harpa Cristã, constam as suas versôes para dois hinos: 541 (“Calvário, Revelação de Amor”) e 620 (“Na Jornada para o Céu”).
Presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil em seis mandatos: 1964-66, 1973-75, 1975-77, 1977, 1981-83 e 1985-87. Também chegou a ser secretário da CGADB por oito anos consecutivos.
Exerceu a presidência da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Paraná (Cieadep) por vários mandatos e fundou o Instituto Bíblico da AD no Paraná e a Associação Educacional do Paraná. Em 2006, era presidente de honra da Cieadep. Apesar da idade, ele ministrava na igreja todas as terças-feiras a Palavra de Deus, nos cultos de doutrina, e era professor titular de uma concorrida classe de Escola Dominical, função que exercia há anos.
Morreu na manhã de hoje (24) o pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Assembleia de Deus em Curitiba desde 1962. O pastor, que completou 95 anos no dia 8 de fevereiro, estava internado no Hospital Evangélico de Curitiba desde janeiro.
Fonte: The Christian Post / Dicionário do Movimento Pentecostal, CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Notícias

Gospel Zoom

calendário

Gospel zoom vídeos

Loading...

Powered by MINHACONEXÃO